terça-feira, abril 26, 2005

Os 5 maiores erros cometidos em um website

Se você quiser melhorar sua posição no ranking dos mecanismos de busca, em primeiro lugar, arrume estes erros críticos normalmente cometidos e que podem tornar seu site invisível na internet.

A maioria das pessoas desistem de procurar depois das três primeiras páginas de resultado em um mecanismo de busca. Se você não estiver nestas três páginas, deve fazer algo para melhorar sua posição. E quanto mais próximo do início, melhor.
Existem cinco características comuns que podem fazer com que um site bonito e bem desenhado fique entre os últimos ao invés de estar entre os primeiros, isto por causa dos seguintes erros críticos:

1. Conteúdo insuficiente

Seu site deve ter no mínimo 200 palavras por página e ser rico em palavras-chave. Os mecanismos de busca determinam sobre oque seu site está falando baseando-se nas palavras que você utiliza. Se seu website é rico em imagens com texto, pode ser bastante claro para pessoas que o visitam, mas mecanismos de busca não entendem imagens, eles precisam de texto para entender sua página.

Seu texto precisa das palavras-chave que as pessoas buscam. Se você tem um site sobre telefones celulares, e seu site tem estas palavras-chave, os mecanismos de busca saberão do que seu site fala. Certifique-se de incluir variantes, como “telefone celular”, “telefone móvel”, “baterias para telefones celulares”, etc. Mas não exagere, palavras-chave demais deixam os mecanismos de busca desconfiados sobre um “spam” de palavra-chave. Também não caia no erro de colocar palavras na mesma cor do fundo, fazendo com que não fiquem visíveis para os usuários tentando melhorar sua classificação. Os mecanismos conseguem distinguir as cores e podem punir seu site abaixando sua classificação.

2. Uso de frames

Criar frames é uma técnica que webmasters usam para simplificar seu trabalho e garantir uma aparencia consistente em todas as páginas de um website.

Infelizmente, os mecanismos de busca tem dificuldade de se mover em um site com frames e podem não fazer a indexação do seu site corretamente, deixando de indexar algumas páginas. E páginas não indexadas nunca serão exibidas em uma busca.Um problema pior ainda ocorre quando uma página que está dentro de um frame aparece como resultado de uma busca, o link mostrado pelo mecanismo de busca não é o link correto do frameset, fazendo com que o usuário veja a página incorretamente.

A melhor solução é nunca usar frames.

3. Imagens com texto

As vezes os webmasters usam a técnica de colocar texto dentro de imagens para garantir que o texto será bem exibido em diferentes browsers ou até em browsers que não possuem as fontes utilizadas. Isto funciona muito bem visualmente, mas tem um efeito desastroso para a classificação nos mecanismos de busca.

Os mecanismos de busca não sabem se em uma imagem tem um texto “Telefones Celulares” ou é a foto de uma girafa. Por isso, utilize texto sempre que possível. E quando não for possível, utilize a tag ALT para colocar uma descrição a imagem. A tag ALT é normalmente entendida pelos mecanismos de busca, apesar de não ter a mesma relevância do texto puro.

4. Páginas dinâmicas

Sites construídos com páginas dinâmicas são comumente encontrados em sistemas de e-commerce que oferecem centenas de produtos. Elas são construídas automaticamente em tempo de execução e são identificadas pela “?” na URL.
As vezes essas páginas podem ser ignoradas pelos mecanismos de busca por inúmeras razões técnicas. A melhor solução seria criar páginas estáticas, mas dependendo da quantidade pode ficar inviável. Neste caso, procure ter certeza de que todas as páginas tem um link a partir de uma página estática com o parâmetro correto (ex. www.meusite.com/celulares.asp?cod=123) e não se encontram isoladas.

5. Links de entrada insuficientes

A maioria dos mecanismos de busca levam em consideração para a classificação a quantidade de links de entrada (um link que seu site recebe a partir de outro site) que seu site possui. Um site que recebe muitos links de entrada passa a impressão de ser confiável, pois um website não colocaria um link para outro site ruim. E ainda, quanto mais confiável o site que coloca um link seu, mais crédito você ganha com isso. As vezes, um link de um site grande, pode valer muito mais do que muitos links de sites pequenos.

Quanto mais créditos seu site tiver, maior a probabilidade de aparecer no topo das pesquisas, e maior a probabilidade de receber mais visitantes novos. Tente fazer parcerias ou troca de links com websites maiores. Inscreva também seu site nos diretórios do Google e do Yahoo, isto também vale alguns créditos.

Se você conseguir não cometeu nenhum desses cinco erros, pode ter a certeza que seu site não será mais o último colocado, e tera muito mais chances de ser clicado. É claro que isso também não é suficiente para colocá-lo entre os três primeiros resultados, seu site pode ainda precisar de alguma otimização, mas você já deu o primeiro passo.

Um comentário:

anne disse...

Pela maneira, eu tenho olhado acima no Internet e eu encontrei algumas ferramentas que são esfriam realmente para monitorar posicionar da competição, as well as ver seus pontas e truques. Se você fosse interessado, eu recomendei-lhe tenho um olhar. Parece que estão livres: http://www.lineared.com/es/recuperar/posicionare-google-msn-yahoo-disco-duro.htm